Campeonato das Seis Nações 2019

Seis Nações 2019

O Campeonato das Seis Nações 2019 será a 20a edição do torneio em seu formato atual. Patrocinado pela Guinness, ele é conhecido oficialmente como o Seis Nações da Guinness e acontecerá de 1 de fevereiro a 16 de março de 2019.

O torneio anual é disputado por 6 equipes da União de Rugby no hemisfério norte: Inglaterra, Irlanda, Escócia, País de Gales, França e Itália. A Irlanda defende o título de atual campeã, enquanto a Inglaterra conquistou a maioria dos títulos anteriores.

A rica herança do campeonato

Embora o Seis Nações só esteja em seu formato atual desde 2000, ele tem acontecido de certa forma desde 1883. Originalmente o Campeonato das Nações Irmãs foi jogado entre Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales até 1909, e depois novamente de 1932 a 1939.

Quando a França participou entre 1910 e 1931 e, em seguida, de 1940 a 1999, o torneio foi renomeado para Campeonato das Cinco Nações. Com a adição da Itália em 2000, tornou-se o evento das Seis Nações que conhecemos hoje.

As partidas

As datas e os jogos do 20º evento Seis Nações da Guinness foram anunciados em 16 de maio de 2017. Ao longo de uma série de 5 rodadas, cada equipe terá a oportunidade de jogar contra todas as demais. Os jogos serão realizados em estádios em todas as seis nações e os árbitros também serão dos países competidores. A vantagem do time da casa alterna a cada ano.

Os pontos da partida são computados a cada jogo: vencedores ganham quatro pontos, perdedores ganham zero e, no caso de empate, cada time ganha dois. Um ponto extra do jogo é dado quando um time marca pelo menos 4 vezes em uma partida, ou perde por menos de 7 pontos.

Antes de 1994, times com a mesma quantidade de pontos dividiam o título do Campeonato. Desde então, a diferença de pontos de cada equipe (a diferença entre o total de pontos marcados e o total de pontos concedidos em todos os jogos) é usada para os desempates. As equipes são classificadas de acordo com suas pontuações: os vencedores ganham o Troféu das Seis Nações e os perdedores recebem o humilhante prêmio Colher de Pau.

Possíveis vencedores

A Irlanda continua em grande forma e derrotou a Nova Zelândia em novembro de 2018, enquanto os especialistas expressaram preocupação com a fadiga que afeta a Inglaterra. As probabilidades destes times ganharem ficam respectivamente em torno de 2,1 e 4,3 para 1.

País de Gales, França e Escócia seguem com chances em torno de 7,5, 17 e 17 para 1. A candidata mais provável a levar para casa a Colher de Pau atualmente é, de longe, a Itália. Suas chances de ganhar são de, no máximo, 500 para 1, e em algumas casas de apostas suas chances são bem piores. Aposte em quem vai ganhar, quem ficará em último e várias outras previsões das Seis Nações em nossos sites avaliados.