A história do artista-cyborg, Neil Harbisson
No início da vida adulta, já acostumado com sua condição rara e pouco conhecida, Neil Harbisson entrou para a prestigiada Dartington College of Arts, que foi onde ele teve o primeiro contato com a cibernética, através de uma palestra que assistiu por acaso. Muito interessado pelo tema e entusiasmado com as chances criadas pela tecnologia de ampliar as suas percepções sobre as cores, Neil decidiu falar com o especialista em cibernética Adam Montandon, que estava nessa palestra, e conhecer mais sobre a possibilidade de usar a tecnologia para minimizar a acromatopsia.
A tecnologia avança numa velocidade incrível! E junto com ela, seu cassino online fica mais seguro!
Através do apoio e do auxílio do especialista, Neil tomou a decisão de implantar um "eyeborg" diretamente no crânio, que é uma espécie de sensor que consegue captar as frequências de luz e converte-las em frequências sonoras. Sendo assim, mesmo não enxergando as cores, Neil Harbisson começou a escutá-las, o que estimulou a criação das obras de arte desenvolvidas por ele desde então.
A vida como um cyborg
Com a implantação do "eyeborg", Neil Harbisson ganhou o status de "cyborg", expressão que representa
Segundo o artista, foi difícil se acostumar com as frequências acústicas das cores e percebê-las de uma forma mais natural. Contudo, após alguns meses de adaptação, Neil começou a aproveitar as vantagens de seu "eyeborg", como conseguir diferenciar as cores de uma lixeira orgânica e ainda identificar qual é a torneira de água quente a partir de sua cor.
Atualmente, Neil Harbisson já esta a cerca de quinze anos com o "eyeborg", e passou a atuar como um ativista em prol dos cyborgs, que é algo que ainda gera muitas dúvidas nas pessoas. No ano de 2004, por exemplo, Neil contribuiu para que os cyborgs conquistassem o direito de manter os seus sensores eletrônicos nas fotos tiradas para o passaporte. Depois de muito protestar, o artista provou que o sensor não é somente um acessório, mas uma ferramenta que melhora a qualidade de vida de quem a utiliza.
Iniciativa a favor da causa
Devido a sua posição de liderança na conquista de mais espaço para a causa dos cyborgs, Neil Harbisson decidiu criar a entidade Cyborg Foundation, a qual tem o intuito de oferecer apoio as pessoas que desejam passar por esse processo de transição, além de incentivá-las a desenvolver trabalhos voltados para a arte.
Através dessa fundação, Neil deseja conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre o assunto, romper os preconceitos que ainda permanecem enraizados e garantir que os cyborgs sejam tratados com respeito pelas autoridades do governo.
2018-10-25