Aerie promove campanha protagonizada por modelos deficientes e portadoras de diferentes condições

cadeira de rodas e uma mulher caminhando ao fundoA submarca de produtos femininos Aerie, muito conhecida nos Estados Unidos e no Canadá por vender roupas de ginástica, lingeries e pijamas, tem se destacado por suas campanhas publicitárias inclusivas, que valorizam diferentes tipos de corpo e são estreladas por modelos de todas as raças e tamanhos. A marca, que pertence a rede American Eagle Outfitters, tem como público-alvo jovens mulheres de até 25 anos, e é considerada uma das grandes pioneiras em termos de inclusão e autoaceitação.

Em uma entrevista recente sobre esse assunto, Jennifer Foyle, que é a presidente global da submarca, reforçou que já faz bastante tempo que a Aerie assumiu uma postura de liderança no movimento a favor da diversidade e da autoestima das mulheres. Há quase cinco anos, por exemplo, a marca promoveu a ação #AerieREAL, através da qual procura valorizar corpos reais em suas campanhas, sem retoques feitos no Photoshop e o culto à perfeição tão ilustrado por várias outras marcas atualmente.

Segundo a diretora executiva da Aerie, o grande objetivo da marca com o #AerieREAL é incentivar o público feminino a se aceitar e a enxergar todas as qualidades dos seus corpos, mesmo que estes não se enquadrem no padrão tradicional de beleza divulgado pela grande mídia. Para ela, promover a diversidade é essencial no combate ao preconceito e também para incentivar os portadores de alguma deficiência a levarem vidas normais, seja seguindo carreira no mundo da moda ou se divertindo com os amigos com jogos de cassino online, livre das limitações que não sejam necessárias.

Impacto positivo no nicho da publicidade direcionada às mulheres

Nos dias de hoje, é cada vez maior o número de marcas que estão se esforçando em trazer mais diversidade e inclusão para as suas campanhas publicitárias, contudo, a Aerie foi ainda mais além em uma de suas últimas coleções. Estrelada somente por modelos que possuem alguma deficiência ou que são portadoras de patologias crônicas, as fotos dessa campanha da Aerie ilustram modelos com vitiligo, diabéticas com a bomba de insulina, deficientes físicas em cadeiras de rodas, modelos amparadas com muletas e muito mais.

Uma das modelos que fizeram parte da campanha é a deficiente física Abby Sams, que falou um pouco acerca desse tema em suas redes sociais. Em resposta aos fãs e as mensagens de apoio que recebeu pela internet, a modelo destacou que estava orgulhosa de representar o movimento em favor da diversidade e da inclusão aos portadores de deficiências e patologias crônica. De acordo com Abby, a representatividade promovida por uma grande marca como a Aerie é algo imensurável para todos que se encaixam nesse perfil.

Reação nas mídias sociais

Pouco tempo depois da campanha ser lançada, milhares de pessoas enviaram mensagens e elogios para as contas da marca em redes sociais como Instagram e Twitter. Parte do público destacou que ainda não conhecia a Aerie, mas que devido a essa iniciativa a favor da inclusão, iriam começar a frequentar e comprar nas lojas do grupo American Eagle Outfitters.

Ainda não existe confirmação se a Aerie irá realizar novas campanhas publicitárias com essas modelos, mas independente da resposta, o posicionamento adotado pela marca já trouxe uma grande influência positiva e abriu caminho para que mais empresas sigam essa postura em prol da inclusão.

Fonte:

https://www.adweek.com

https://people.com

Postado por Joel Howell
2018-10-16